FORMAÇÃO CONTINUADA


PROJETO

FORMAÇÃO CONTINUADA


PARA OS PROFISSIONAIS QUE ATUARÃO NA ESCOLA

INSTITUTO EDUCACIONAL TARSILA DO AMARAL


DEZEMBRO DE 2011



COORDENADO:   EQUIPE PEDAGÓGICA


Tema:
Recriando o dia-a-dia e a construção firme e solidaria de uma educação voltada para a valorização do ser humano  e  da sustentabilidade.


Objetivo Geral:
ü  Motivar e recriar as situações do dia-a-dia, incluindo e desenvolvendo o conhecimento às atividades.


Objetivos Específicos:
ü  Valorizar os profissionais no seu ambiente de trabalho;
ü  motivar os profissionais;
ü  proporcionar subsídios que auxiliarão os profissionais no desenvolver diário;
ü  propor oficinas para desenvolver trabalhos práticos com sucata;
ü  trocar experiências com colegas de trabalho, integrando e multiplicando o conhecimento e a criatividade;
ü  desenvolver trabalhos coletivos e individuais, incluindo e valorizando as diferenças e as semelhança;
ü  conhecer e debater, durante as reuniões, com a intenção de manter “vivo” os objetivos e os textos trazidos pelo Projeto –Político- Pedagógico, regimento e planos de estudos;
ü  readaptar os conteúdos propostos com a realidade observada através do andamento do ano letivo.

Justificativa:
O presente projeto se justifica pela intenção de manter “acesa e firme” a chama do conhecimento, da amizade, do coleguismo, da participação, da motivação e do desenvolvimento dos trabalhos. Além de contribuir para a construção de uma educação que engrandecerá a criatividade e a integração entre alunos – professores - pais-funcionários.

Metodologia:
Os objetivos propostos serão desenvolvidos a partir de um cronograma. Primeiramente serão desenvolvidos encontros quinzenais que receberão a menção de reuniões didático-pedagógicas entre os profissionais . Os assuntos trabalhados nessas reuniões serão construídos conjuntamente durante a primeira, considerando o andamento das atividades e os anseios, sempre considerando os objetivos propostos.  Num segundo momento de formação, serão realizados, conjuntamente com a SMEC e com os demais profissionais envolvidos na educação.

Cronograma:
Mês/dia
Reunião didático-pedagógica
Encontros com SEC

Fevereiro



23/02/2012, às 9 horas
Palestra: Motivação, Autoestima e Felicidade nas Relações educacionais:
como iniciar o ano letivo com Motivação e Autoestima.
Palestrante: Prof. Esp. Daltro Lanner Monteiro
23/02/2012, às 13:00
Assunto: releitura do regimento escolar e debate, calendário letivo, elaboração do projeto de inicio de ano.

Março


09 de março de 2012, Assunto: Inclusão na escola.( Mídias Digitais e Inclusão de alunos AEE – Alunos com Necessidades Especisis)
Palestrante: Professora e Pedagoga Vania Pasa,

Abril



13 de abril, 17:30min, Assunto: troca de experiências- oficina de atividades e jogos didáticos –pedgógicos.
Tema: musicalidade



Maio



18 de maio de 2012, 17:30min, Assunto: troca de experiências- oficina de atividades e jogos didáticos –pedagógicos.
Tema: matemática e português


Junho




15 de junho, 17:30min
Palestrante: Professor Dr. Silvio Carlos dos Santos
Palestra: Inclusão com troca de idéias

Julho




Participar do Congresso Diocesano da Educação
Dia. Local, assuntos... a se confirmar

06 de julho de 2012, 17:30min,
Assunto: troca de experiências- oficina de atividades e jogos didáticos –pedagógicos.
Confecção de materiais práticos

Agosto




17 de agosto de 2012 17:30min,
Assunto: troca de experiências- oficina de atividades e jogos didáticos –pedgógicos.
Tema: interdisciplinariedade


Setembro



04 de setembro de 2012, às 17:30min,

Palestra Sustentabilidade – Palestrante a ser confirmado

Outubro




26 de outubro de 2012,
Assunto: Inclusão na escola, técnicas e jogos para sala de aula.
Palestrante:professora e pedagoga Vania Pasa,


Novembro



06 de novembro de 2012, às 17:30min,

Reunião com os professores para elaborarem ações sobre sustentabilidade em relação a palestra que foi vista.

Dezembro





21 de dezembro de 2012, ás 13:00

Encerramento do ano letivo com exposições dos trabalhos desenvolvidos para apreciação de todos.
Coquetel para confraternização.




Nenhum comentário:

Postar um comentário